FAQ

 

Perguntas Frequentes - Conhecendo o Crédito FES-PRAVALER

 

 

CONHECENDO O FES-PRAVALER

1. O que é o FES-PRAVALER?

O FES-PRAVALER é um financiamento privado, exclusivo da Universidade Feevale, que permite você pagar seus estudos, ao longo do tempo, de uma maneira mais leve.

E como isto é possível? Simples: você já deve estar acostumado a parcelar muitas coisas hoje em dia: a casa, o carro, o celular, o computador...

Pois então, o que o FES-PRAVALER oferece é a possibilidade de você parcelar também a sua faculdade, a pós-graduação, o MBA, pagando metade da mensalidade vigente, no dobro do tempo e sem juros.

2. O que eu ganho contratando o FES-PRAVALER?

Com o FES-PRAVALER você ganha facilidade para pagar o seu curso e tranquilidade para se dedicar ao que realmente importa: estudar.

Com a ajuda do FES-PRAVALER você não precisa mais:

  • Trancar ou desistir do seu curso;
  • Esperar muito tempo para começar uma faculdade ou pós-graduação;
  • Comprometer todo o salário com o pagamento do curso;
  • Entrar no cheque especial, no cartão de crédito ou pedir um empréstimo pessoal, que são formas que podem custar até 6 vezes mais;
  • Contratar poucos créditos ao invés do semestre completo. Com isso, você ingressa o quanto antes no mercado de trabalho.
  • Perder aquele estágio importante por não estar trabalhando na sua área.

3. Que tipo de curso eu posso financiar com o FES-PRAVALER?

O FES-PRAVALER financia Cursos de Graduação, Pós-Graduação (MBA, especialização, mestrado, doutorado) e EAD - ensino a distância.

4. Quem pode solicitar?

O FES-PRAVALER pode ser usado tanto por aqueles que estão começando agora seus estudos quanto por alunos que já estão matriculados em algum curso na Universidade Feevale, ou seja, pode ser usado por calouros e veteranos.

5. Menores de 18 anos podem contratar?

Sim. Neste caso, basta o aluno indicar um responsável maior de idade. O responsável também assinará o contrato e poderá ser o garantidor do aluno.

6. Posso financiar mensalidades com descontos e/ou bolsas concedidas pela Feevale?

Sim. O FES-PRAVALER aceita financiar mensalidades com desconto, bolsas e o restante da mensalidade que não foi financiado com o FIES, por exemplo.

7. Receberei meu diploma se estiver pagando o PRAVALER depois de formado?

Sim. Ao concluir o curso, você receberá o seu diploma normalmente, mesmo que continue a pagar as parcelas do financiamento depois de formado.

SOBRE O PAGAMENTO

1. Como fica o pagamento com o FES-PRAVALER?

Com o FES-PRAVALER você parcela suas mensalidades para conseguir pagar seu curso de uma forma mais leve.

Veja como funciona:

Para Cursos de Graduação e EAD

  • Você parcela o pagamento de cada mensalidade em 2 vezes, sem juros.
    Com isso você paga menos por mês durante o curso e tem o dobro do tempo para pagar.
    Na prática, o 1º semestre você paga no 1º ano, o 2º semestre no 2º ano, e assim sucessivamente, sem acumular parcelas!
  • Contrata por semestre e financia o curso todo apenas se quiser.
    Você começa financiando no máximo um semestre. Se estiver gostando do curso e do FES-PRAVALER, você pode até financiar o curso todo, recontratando a cada novo semestre. Para recontratar, basta estar em dia com as parcelas do FES-PRAVALER e seguir as etapas.
    No 1º semestre financiado, você paga a matrícula para a Feevale, ou seja, financia no máximo 5 (cinco) mensalidades. Nos demais semestres, o programa permite o financiamento de todas as mensalidades, inclusive a rematrícula.
  • Pode financiar mensalidades atrasadas, se precisar.
    O programa possibilita incluir no financiamento até 5 (cinco) mensalidades atrasadas do semestre anterior, se a Feevale aprovar.
  • Dica: Se você tem algum desconto, bolsa ou já financia parte do seu curso com o FIES, você pode financiar o restante com o FES-PRAVALER.

Para cursos de Pós-Graduação

  • Você vai pagar seu curso em parcelas menores e isentas de juros e terá o dobro do tempo para pagar.
    Por exemplo:
    Um curso de 12 meses de duração, você pagará em 24 parcelas fixas*.
    Um curso de 18 meses de duração, você pagará em 36 parcelas fixas*.
    As parcelas nunca acumulam!
    Lembrando: estas condições são válidas para todos os tipos de cursos de pós-graduação, como: Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado.
  • Você contrata no mínimo 5 parcelas e financia o curso todo se quiser.
    Nos cursos de pós-graduação você paga a matrícula para a Feevale e inicia financiando até 5 (cinco) meses do seu curso. Se estiver gostando do curso e do FES-PRAVALER, você pode até financiar o curso todo, recontratando por períodos*. Para recontratar basta estar em dia com as parcelas do FES-PRAVALER e seguir as etapas.

2. O pagamento das parcelas pode acumular?

Não, o pagamento das parcelas de um contrato não se acumula com as parcelas de um novo contrato, ou seja, você nunca irá pagar mais de uma parcela do FES-PRAVALER por mês. Isto é possível porque há um período de carência para o início do pagamento das parcelas de cada novo semestre/período contratado.

3. A matrícula pode ser financiada?

No 1º semestre/período financiado, você paga sua matrícula para a faculdade e financia o restante do semestre/período com o FES-PRAVALER, ou seja, até 5 (cinco) mensalidades/parcelas. Nos demais semestres, o programa permite o financiamento de todas as mensalidades, inclusive a rematrícula.

4. A rematrícula pode ser financiada?

Sim, o FES-PRAVALER permite o financiamento das rematrículas.

5. Por quanto tempo posso financiar com o FES-PRAVALER?

Quem define quanto tempo quer ficar no FES-PRAVALER é você. No início você começa financiando no máximo 5 meses. Se estiver gostando do curso e do FES-PRAVALER, você pode até financiar o curso todo através do procedimento de recontratação que ocorre a cada semestre/período.

O FES-PRAVALER faz uma nova análise de crédito a cada recontratação. Por isso, é importante pagar todas as parcelas do FES-PRAVALER em dia, consultar as condições do programa vigentes na época de recontratação e seguir os prazos e etapas comunicados pelo FES-PRAVALER no momento que se inicia a recontratação.

6. Posso antecipar o pagamento das parcelas?

Sim, para solicitar basta entrar em contato com o Atendimento através do chat on-line do site ou 0800 774 8777.

7. Qual a taxa de juros do FES-PRAVALER?

O FES-PRAVALER está entre as formas mais baratas para você financiar a educação, pois é um crédito que só pode ser usado para pagar os estudos e é isento de juros, pois eles são subsidiados pela Universidade Feevale. O objetivo com isso é oferecer um benefício extra para seus alunos, facilitando ainda mais o pagamento dos estudos.

8. As parcelas do FES-PRAVALER são corrigidas?

As parcelas do FES-PRAVALER poderão sofrer variações de acordo com o reajuste de mensalidade, aplicada pela faculdade. É possível consultar se há ou não incidência de algum reajuste nas simulações e no contrato.

9. Como pago as parcelas do PRAVALER?

Você pagará as parcelas do FES-PRAVALER na rede bancária através de boletos. Eles estarão disponíveis mensalmente no Portal PRAVALER (www.creditopravaler.com.br), ambiente exclusivo aos alunos cadastrados, acessando com login e senha.

10. Qual a data de vencimento do boleto?

Os 2 primeiros boletos do FES-PRAVALER vencerão no dia 15 do mês a que ele se refere. Os demais boletos vencerão na data que você escolher no momento do preenchimento do cadastro.

11. O que acontece se houver atraso no pagamento das parcelas do FES-PRAVALER?

Pagamentos em atraso terão multa de 2% sobre o valor do boleto e juros de mora de 1% ao mês. Mas o mais importante para saber, é que os atrasos podem comprometer a aprovação de recontratações futuras, ou seja, você pode perder o financiamento dos demais semestres ou parcelas do seu curso. Por isso recomendamos que os pagamentos sejam sempre feitos em dia.

12. O que acontece se alguma parcela do FES-PRAVALER deixar de ser paga?

Se você tiver parcelas do FES-PRAVALER em aberto, não será elegível para financiar outros semestres e poderá ter que pagar a vista o valor total do contrato em que está inadimplente. Além disso, você e seu garantidor podem ser indicados aos órgãos de proteção ao crédito e sofrer uma cobrança judicial.

CONTRATAÇÃO, REQUISITOS E APROVAÇÃO

1. Quais são as vantagens em contratar o FES-PRAVALER?

  • Resposta rápida em até 3 dias úteis.
  • Pode ser solicitado o ano todo.
  • Não precisa ter feito o Enem.
  • Não precisa ter conta bancária.
  • Não tem limite de vagas.
  • Não tem juros.
  • Você pode pagar metade da mensalidade no dobro do tempo.

2. Como contratar?

A contratação é simples, fácil e sem burocracia. Começa assim:

  • Veja se você atende aos pré-requisitos cadastrais. Confira.
  • Pré–requisitos ok, preencha um cadastro. A partir daí o FES-PRAVALER te guia em um passo a passo.

3. O que acontece após preenchimento do cadastro?

Após o preenchimento completo e envio do cadastro você pode ficar sabendo se tem crédito pré-aprovado em até 3 dias úteis. Após a pré-aprovação do crédito, sua faculdade também analisa seu cadastro e confirma sua matrícula.

Depois disso, o FES-PRAVALER continuará guiando você no passo a passo da contratação. Você prossegue se quiser. O envio do cadastro e a pré-aprovação de crédito não o obrigam a contratar o FES-PRAVALER. O financiamento com o FES-PRAVALER começa de fato após:

  • Contrato e documentos serem entregues na faculdade;
  • O PRAVALER receber e aprovar seu contrato e documentos;
  • E por fim, o 1º boleto ser pago ao PRAVALER.
  • Veja o passo a passo completo ou clique aqui. (clicando, expande os 6 passos abaixo destacados)

    1º passo: Cadastro e Análise

    • Ao realizar o preenchimento completo do cadastro, você saberá em até 3 dias úteis se tem crédito pré-aprovado pelas políticas de crédito do programa;
    • A pré-aprovação é informada por e-mail e também estará disponível no Portal PRAVALER (www.creditopravaler.com.br);
    • Você ainda não precisa estar matriculado na faculdade para preencher um cadastro;
    • A pré-aprovação tem validade de 90 dias;
    • Você não tem a obrigatoriedade de contratação do crédito só porque foi pré-aprovado. Até aqui você só realizou uma consulta.
      IMPORTANTE: Para seu cadastro ser avaliado, você tem que atender aos pré-requisitos. Confira.

     

    2º passo: Análise da Faculdade

    • Nesta etapa você precisa estar matriculado no curso escolhido;
    • A Feevale terá até 90 dias para avaliar seu cadastro pré-aprovado pelo FES-PRAVALER e confirmar seus dados acadêmicos. Exemplo: matrícula, valor da mensalidade, mensalidade devida e etc.

     

    3º passo: Contrato Disponível

    • O seu contrato é gerado e disponibilizado no Portal PRAVALER (www.creditopravaler.com.br);
    • Você deve conferir com atenção todos os seus dados pessoais e do seu garantidor e imprimir duas vias do contrato.

     

    4º passo: Assinatura e Entrega do contrato

    • Você deve entregar na Feevale as duas vias do contrato assinadas junto com alguns documentos, respeitando o prazo informado por e-mail;
    • As duas vias do contrato devem ser assinadas por você, seu garantidor e o cônjuge do garantidor (se tiver). Se você for menor de 18 anos, seu responsável também assina;
    • Os documentos solicitados são: Cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, seus e de seu garantidor;
    • A Feevale irá postar as duas vias do contrato e os documentos para o PRAVALER.

     

    5º passo: Análise de contrato e documentos

    • O PRAVALER avalia o contrato e os documentos recebidos;
    • O contrato e documentos entregues fora do prazo ou com pendências perdem a validade. Neste caso você receberá novas orientações.

     

    6º passo: Boleto pago, contratação ok

    • O 1º boleto fica à disposição no Portal PRAVALER (www.creditopravaler.com.br) para impressão e pagamento;
    • A partir do pagamento do 1º boleto até a data do vencimento, sua contratação é efetivada;
    • Os boletos são disponibilizados mensalmente no Portal PRAVALER (www.creditopravaler.com.br).

4. Quais são as condições para contratar?

A contratação começa com o preenchimento de um cadastro. Para preencher este cadastro é necessário você atender alguns pré-requisitos:

  • Ter um garantidor. Pode ser o pai, a mãe, um amigo ou alguém próximo que te apóie nessa decisão de estudar;
  • Não ter restrições de crédito no SPC, SERASA e estar com o CPF regular, você e seu garantidor;
  • Comprovar Renda Mínima de 2 (duas) vezes o valor da mensalidade;
  • A renda mínima pode ser composta pela renda do garantidor mais a sua renda ou somente pela renda do garantidor, no caso de você não estar trabalhando ou não possuir renda própria.
  • Ter um e-mail válido e de uso freqüente, pois iremos nos comunicar durante todo o processo por e-mail;
  • Não estar financiando outro curso com o FES-PRAVALER ao mesmo tempo.

Importante saber: Os pré-requisitos permitem que seu cadastro seja avaliado, mas não garantem a pré-aprovação de crédito.

5. O que é o garantidor?

O garantidor é alguém de sua confiança que lhe apóie na sua decisão de estudar. Recomendamos que ele seja alguém próximo: pai, mãe, irmão, algum parente ou um amigo. O seu garantidor precisa ter renda comprovável.

6. O que é a renda mínima?

A renda mínima é um dos pré-requisitos cadastrais do programa. Ela é composta da seguinte forma: se você escolheu, por exemplo, um curso de R$ 800,00, você tem que comprovar uma renda de duas vezes o valor da mensalidade, nesse caso R$ 1.600,00.

Se você não trabalha, não tem problema! Basta que o seu garantidor tenha uma renda de R$1.600,00. Se você trabalha, você pode compor a sua renda junto com a do garantidor. Por exemplo: um de vocês ganha R$ 1000,00 e o outro R$ 600,00, isso também é o suficiente. A renda mínima depende do valor da mensalidade financiada.

7. O que eu preciso para ser aprovado?

A princípio o PRAVALER irá fazer uma análise de crédito para pré-aprová-lo, sem compromisso. Para passar por esta análise, você precisa preencher um cadastro que atenda alguns pré-requisitos. Confira.

A análise de crédito do programa considera um conjunto de variáveis (dados do aluno, do garantidor, do curso) que combinadas entre si qualificam o seu risco de crédito. Portanto, não há uma condição específica que o pré-aprove ou o restrinja. Para manter a segurança e confidencialidade dos dados, esta análise é automática e sistêmica.

Uma vez pré-aprovado e matriculado no curso, o PRAVALER precisará aprovar os documentos e contratos entregues na sua faculdade para liberar o seu crédito.

8. O resultado da avaliação do crédito vale por quanto tempo?

Um cadastro pré-aprovado pelo PRAVALER tem validade de 90 dias corridos. Durante este prazo, a Universidade Feevale precisa também confirmar seus dados acadêmicos. Esta confirmação é indispensável para que você prossiga no processo de contratação. Caso este prazo expire, você perderá a pré-aprovação e deverá enviar um novo cadastro. Este cadastro será novamente avaliado de acordo com as condições do programa vigentes na época.

9. Se eu for reprovado, posso solicitar o crédito novamente?

Sim. Você poderá solicitar o crédito novamente enviando um novo cadastro após o prazo mínimo, informado por e-mail.

10. Sou obrigado a contratar o FES-PRAVALER para todo o curso?

Não, você não tem a obrigatoriedade de contratá-lo para o curso todo. Se você quiser sair do FES-PRAVALER, você não paga nenhuma taxa ou multa por não recontratar o programa para os próximos semestres/períodos. Neste caso, você terá apenas que quitar as parcelas referentes aos semestres/períodos que já contratou.

SOBRE O CONTRATO

1. Quais documentos são exigidos para a contratação?

Você (aluno), seu garantidor e o cônjuge do garantidor, se o mesmo for casado, devem providenciar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, documentos de comprovação de residência e de renda. Estes documentos devem ser entregues na sua faculdade junto com as 2 (duas) vias do Contrato assinadas, por você (aluno), seu garantidor e cônjuge do garantidor, se o mesmo for casado. Se você for menor de 18 anos, um responsável deve assinar em seu nome.

2. O que é aceito como comprovante de renda?

Os comprovantes de renda aceitos são: último holerite, contracheque, comprovante de pensão, 3 últimos extratos bancários ou o recibo de entrega do Imposto de Renda do ano vigente. Para aposentados e pensionistas são aceitos comprovante de pensão ou extrato do banco com o número do benefício.
Obs.: Não são aceitos Decore ou Pro labore como comprovantes de renda.

3. Existe prazo de carência para pagamento do contrato?

No primeiro contrato não há período de carência para começar a pagar as parcelas do FES-PRAVALER, mas a partir do segundo contrato, há um período de carência para o início do pagamento das parcelas de cada novo contrato. Isto ocorre para que você não precise pagar mais de uma parcela por mês, ou seja, as parcelas de um semestre/período nunca se acumulam com as parcelas de um novo contrato.

4. Há necessidade de envio de documentação no caso de recontratações?

Se for necessário o envio de nova documentação, você será informado no momento da recontratação por e-mail ou através do Portal PRAVALER (www.creditopravaler.com.br), ambiente exclusivo dos alunos cadastrados no programa.

5. O que acontece quando o contrato não for entregue na data estabelecida?

Os contratos emitidos possuem prazos para serem entregues Universidade Feevale. Se este prazo não for cumprido, seu contrato perderá a validade e o processo de contratação será automaticamente suspenso.

6. O que eu faço se houver pendências no contrato ou nos documentos entregues?

Você deve verificar a comunicação enviada por e-mail pelo PRAVALER, pois nestes casos o programa informa quais são as pendências e os procedimentos necessários. Se preferir, entre em contato com o nosso Atendimento através do chat on-line do site ou 0800 774 8777.

7. Posso cancelar o FES-PRAVALER?

Sim, você poderá cancelar o contrato do FES-PRAVALER sem nenhuma taxa ou multa em até 7 (sete) dias corridos da data de concessão de cada contrato. Após este período, não será mais possível cancelar o crédito, mas você poderá quitar antecipadamente seus boletos, sem juros.

Em alguns casos tratados como exceção, como por exemplo: você trancou o seu curso e por isso deseja cancelar o FES-PRAVALER; o processo dependerá da Universidade Feevale e é conhecido como liquidação antecipada. Nestes casos, se ela concordar em reembolsar o FES-PRAVALER pelas mensalidades do período que você trancou, seus boletos do FES-PRAVALER serão cancelados. Caso a Universidade Feevale recuse a devolver o período repassado pelo FES-PRAVALER, você terá que pagar seus boletos normalmente.

Para mais informações entre em contato com Atendimento através do chat on-line do site ou 0800 774 8777.

CONTATOS FES-PRAVALER

Você pode falar com o a equipe do FES-PRAVALER através dos canais:

  • Telefones
    Financiamento Universidade FEEVALE: (51) 3586 8800, ramais 8901 e 8750
    Crédito PRAVALER: 0800 774 8777
  • E-mail
  • Chat Online

Conheça as condições gerais do Crédito FES-PRAVALER

Cada contratação, para um semestre/período, está sujeita à análise de crédito e às condições do programa vigentes à época. Uma vez formalizado o contrato, as condições nele contidas são válidas para o respectivo semestre/período nele indicado. O programa não garante o financiamento de todos os semestres/períodos do curso. Condições sujeitas à alteração sem prévio aviso. A Ideal Invest é correspondente bancário do Banco ABC Brasil S.A. e do Banco Paulista S.A.. Leia as condições definitivas em seu contrato. Data: 20/10/2014.

FES-PRAVALER. AGORA VOCÊ NÃO PRECISA MAIS ADIAR O SEU FUTURO PROFISSIONAL.